Doutrina

A arbitragem como meio de redução dos custos de transação nos contratos empresariais da região metropolitana do Cariri (RMC)
Descrição

A arbitragem nos contratos das empresas possui uma série de incentivos que podem se traduzir economicamente, como celeridade, especialidade, sigilo, economia e flexibilidade do procedimento, podendo reduzir os custos de transação e melhorar o ambiente de negócios. Essa pesquisa tem como objetivo geral diagnosticar se há ou não a adoção do instituto da arbitragem pelas empresas da Região Metropolitana do Cariri (RMC) e verificar as condições que justificariam a sua inserção nos contratos celebrados. Para tanto, inicialmente foi feita a revisão da literatura. Em seguida, foi realizada pesquisa de campo com aplicação de questionário aos representantes jurídicos de 16 (dezesseis) empresas de pequeno, médio e grande porte da região. A pesquisa é exploratória e descritiva com abordagem metodológica qualitativa e natureza básica. Nesse contexto, o trabalho se propõe através dos objetivos específicos a analisar a Arbitragem no Direito brasileiro, a Teoria dos Custos de Transação no cenário da Análise Econômica do Direito (AED) e a economia da arbitragem nos contratos; investigar os motivos da inserção ou não da cláusula compromissória arbitral nos contratos celebrados na Região Metropolitana do Cariri (RMC); verificar se existe um conhecimento sólido das empresas sobre as vantagens da arbitragem como redutora dos custos de transação à luz da Análise Econômica do Direito; examinar se o uso da arbitragem é uma alternativa viável para a redução dos custos de transação nos contratos empresariais na Região Metropolitana do Cariri (RMC); e fomentar a utilização do instituto da arbitragem em contratos oriundos de negócios jurídicos empresariais, mediante a elaboração de uma cartilha informativa específica. Como resultado, conclui-se que as empresas não utilizam a arbitragem e maioria não possui um conhecimento profundo de suas vantagens, mas desde que haja a disseminação do instituto pode se tornar uma alternativa viável para a redução dos custos de transação nos contratos empresariais na RMC.

Sumário

Introdução -- Premissas conceituais sobre arbitragem -- Teoria dos custos de transação à luz da análise econômica do direito -- A economia da arbitragem -- Metodologia -- Apresentação e análise dos resultados -- Considerações finais

  • A arbitragem como meio de redução dos custos de transação nos contratos empresariais da região metropolitana do Cariri (RMC)
  • A arbitragem como meio de redução dos custos de transação nos contratos empresariais da região metropolitana do Cariri (RMC)

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2023.
Acesso em: 24-09-2023. Disponível em: https://arbipedia.com/conteudo-exclusivo/9630-a-arbitragem-como-meio-de-reducao-dos-custos-de-transacao-nos-contratos-empresariais-da-regiao-metropolitana-do-cariri-rmc.html?category_id=3614

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin