Doutrina

Meios extrajudiciais de solução de conflitos: Manual dos MESCs
Manual dos MESCs: meios extrajudiciais de solução de conflitos
Descrição

O Manual dos MESCs – Meios extrajudiciais de solução de conflitos, em sua nova edição, debruça-se sobre uma temática das mais relevantes no universo jurídico: tratar de expedientes há tempos inseridos no ambiente da resolução de conflitos nos Estados Unidos e na Europa Ocidental. O Brasil demorou a entender as vantagens que mecanismos como a arbitragem, a conciliação, a mediação e a negociação poderiam trazer para o dia a dia da sociedade nacional, mas ao menos o país tem dado passos importantes para incutir esses sistemas de apaziguamento social tanto na forma de disciplinas já bem recepcionadas pela academia como em sua modalidade mais genuína, que é justamente a de buscar dirimir conflitos de interesses entre pessoas. Esta edição, além de apresentar, debater e refletir acerca dos mecanismos de resolução de conflitos extrajudiciais mais consagrados, como a arbitragem, a conciliação, a mediação e a negociação – mantendo o tratamento dado aos correlatos, como ouvidoria, ombudsman, rent-a-judge, baseball arbitration, high-low arbitration, dispute resolution board e consensual building –, agora traz dois novos capítulos, que apresentam ao leitor as ponderações sobre a mediação on-line (ODR) por meio das plataformas digitais e a mediação em prol dos refugiados. Mais uma vez, com uma abordagem interdisciplinar e multidisciplinar, o Manual dos MESCs se coloca como uma obra fundamental para os estudantes e os operadores do Direito.
Sumário

Noções gerais de solução de conflitos -- Distinção entre autocomposição e heterocomposição -- Meios extrajudiciais de solução de conflitos -- Dos meios extrajudiciais de solução dos conflitos em espécie: Outros meios extrajudiciais de solução de conflitos: Rent-a-judge. Baseball arbitration. High-low arbitration. Dispute resolution board. Consencual building -- Mediação: Cláusula-padrão escalonada mediação-arbitragem. Das etapas de mediação. Das técnicas de mediação. Princípios do mediador -- Conciliação -- Arbitragem: Homologação de sentença estrangeira -- Arbitragem : as utilizações do instituto: A possibilidade de uso da arbitragem na recuperação de empresas. O procedimento arbitral no mercado de valores mobiliários brasileiro. A utilização da arbitragem no âmbito das parcerias público-privadas. Utilização do procedimento arbitral na Lei de sociedades anônimas. A necessidade de júri técnico na arbitragem. Arbitragem e as Olimpíadas de 2016 -- Das plataformas digitais - ODR e mediação on-line: da justiça 4.0 -- Da mediação em prol de refugiados.

  • Manual dos MESCs: meios extrajudiciais de solução de conflitos
  • Manual dos MESCs: meios extrajudiciais de solução de conflitos

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2024.
Acesso em: 29-03-2024. Disponível em: https://arbipedia.com/conteudo-exclusivo/8636-meios-extrajudiciais-de-solucao-de-conflitos-manual-dos-mescs.html

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin