Doutrina

A resolução alternativa de conflitos nos EUA e sua aplicação no Brasil
Descrição

O presente estudo trata resumidamente dos métodos alternativos de solução de conflitos presentes no Direito Americano. A experiência americana em resolução de conflito, por meio da mediação e da arbitragem, principalmente, tem se mostrado extremamente válida e exitosa, abarcando não apenas casos simples e corriqueiros, mas também casos de ações coletivas. Do mesmo modo, tem se revelado cada vez mais como opção às grandes empresas, como forma de economizar tempo e dinheiro, se comparado ao judiciário. A solução alternativa de conflitos trás benefícios não só para as partes diretamente envolvidas no caso, mas também para o poder judiciário como um todo que acaba por ter a sua demanda reduzida, podendo assim atender de forma mais eficiente à sociedade. Ao final deste estudo, há uma análise resumida acerca dos métodos de solução alternativa de conflito no Brasil e os seus potenciais benefícios que trariam à justiça brasileira, caso fossem mais utilizados.
Sumário

SUMÁRIO: Introdução; 1 Formas alternativas de solução de conflito nos EUA; 2 Mediação e Arbitragem nos EUA; 2.1 A mediação; 2.2 A arbitragem; 3 O crescimento da arbitragem nos EUA e a busca pelo equilíbrio entre uma justiça rápida e uma resolução justa para causas complexas; 4 As formas alternativas de solução de conflito no Brasil; 5 Conclusão; Referências.
  • A resolução alternativa de conflitos nos EUA e sua aplicação no Brasil
  • A resolução alternativa de conflitos nos EUA e sua aplicação no Brasil

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2024.
Acesso em: 28-03-2024. Disponível em: https://arbipedia.com/conteudo-exclusivo/7506-a-resolucao-alternativa-de-conflitos-nos-eua-e-sua-aplicacao-no-brasil.html?category_id=193

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin