Doutrina

Jurisdição constitucional vs. arbitragem: os reflexos do efeito vinculante na atividade do árbitro
Descrição

O presente artigo tem por escopo examinar os reflexos da jurisdição constitucional em face da atividade arbitral. Apesar de o árbitro não figurar como elemento do Judiciário estatal, em razão de ser atividade efetuada por particular, tal atividade não deixa de possuir natureza jurisdicional, de modo que lhe é defeso ficar totalmente alheio às decisões dotadas de efeito vinculante provenientes da jurisdição constitucional.
Sumário

Conceitos elementares sobre natureza jurisdicional da arbitragem -- Posição do árbitro perante o organograma do Judiciário -- O alcance do efeito vinculante da jurisdição constitucional: a vinculação dos particulares -- O alcance do árbitro pelo efeito vinculante do controle abstrato de constitucionalidade das leis -- O direito como integridade: a necessidade de o árbitro analisar precedentes, súmulas e decisões dos tribunais superiores.
  • Jurisdição constitucional vs. arbitragem: os reflexos do efeito vinculante na atividade do árbitro
  • Jurisdição constitucional vs. arbitragem: os reflexos do efeito vinculante na atividade do árbitro

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2024.
Acesso em: 29-03-2024. Disponível em: https://arbipedia.com/conteudo-exclusivo/7497-jurisdicao-constitucional-vs-arbitragem-os-reflexos-do-efeito-vinculante-na-atividade-do-arbitro.html

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin