Doutrina

Os óbices para a difusão de uma cultura não adversarial de resolução de conflitos: a necessária mudança de hábitos
Descrição

O presente estudo pretende abordar as questões que obstaculizam a difusão de uma cultura coexistencial de pacificação dos conflitos. No Brasil, partindo dos bancos escolares, criou-se uma cultura em que se privilegia a resolução dos conflitos judicializados mediante a intervenção de um terceiro que adjudica uma decisão de forma coercitiva. Ao se tratar de toda a crise enfrentada pelo Poder Judiciário, que não consegue, a contento, cumprir seu papel, diversas medidas estão sendo tomadas para resolver a crescente taxa de congestionamento de processo e a aspiração por uma mudança cultural parece emergir de maneira ainda mais acentuada. A cultura do conflito parece representar um fator preponderante para o abarrotamento de litígios no Judiciário, consequente descrédito do Poder e do próprio Estado. Uma relevante causa deste hábito tão enraizado no cotidiano brasileiro parece residir na insuficiente formação acadêmica dos operadores jurídicos. O propósito do artigo é demonstrar que algumas adaptações no todo social poderão defluir no desenvolvimento, ainda que paulatino, de uma nova cultura que preterirá o pronunciamento estatal via sentença como única maneira de solução das contendas, visando o alcance do bem comum. O método utilizado na fase de investigação foi o indutivo; na fase de tratamento dos dados foi o cartesiano, e o presente relatório é composto na base lógica indutiva.
Sumário

Introdução; 1. A necessária quebra de Paradigmas; 2. A mudança de mentalidade; 3. Formação dos operadores do Direito; Considerações Finais; Referências das Fontes Citadas.
  • Os óbices para a difusão de uma cultura não adversarial de resolução de conflitos: a necessária mudança de hábitos
  • Os óbices para a difusão de uma cultura não adversarial de resolução de conflitos: a necessária mudança de hábitos

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2024.
Acesso em: 26-04-2024. Disponível em: https://arbipedia.com/conteudo-exclusivo/7262-os-obices-para-a-difusao-de-uma-cultura-nao-adversarial-de-resolucao-de-conflitos-a-necessaria-mudanca-de-habitos.html

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin