Doutrina

Arbitragem de investimentos e princípios do direito ambiental: precaução e poluidor-pagador podem exercer papel na interpretação de padrões de tratamento a investidores?
Descrição

Esta dissertação enfrenta a problemática ambiental no direito internacional dos investimentos. Inicialmente, traça-se um panorama da construção histórica do direito internacional dos investimentos e do impacto do imperialismo na formação de suas normas. Na sequência, são analisados os desdobramentos da crise de legitimidade do regime internacional de proteção ao capital estrangeiro e uma das respostas oferecidas pela comunidade internacional a essa crise: o recente movimento de aproximação entre o direito dos investimentos e outros sistemas de direito público, notadamente o direito ambiental. A partir desse aporte teórico, o trabalho busca extrair da jurisprudência arbitral respostas a dois questionamentos centrais: i) o princípio da precaução pode servir de fundamento para a adoção de medidas restritivas que, destinadas à diminuição ou à eliminação de riscos ambientais, sejam contrárias a eventual promessa ou garantia extracontratual formulada pelo Estado receptor quanto à estabilidade de seu ambiente regulatório? ii) a doutrina dos efeitos (?sole effect doctrine?) é compatível com as particularidades da regulação ambiental, notadamente com o princípio do poluidor-pagador? A análise dos precedentes revela que os referidos princípios, que imprimem força normativa a valores caros à comunidade internacional, podem exercer papel na interpretação de standards de proteção de investimentos, respondendo aos desafios impostos pelo inerente déficit democrático da arbitragem investidor-Estado.
Sumário

BREVES NOTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO DOS INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS -- A INTERAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL DOS INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS COM OUTROS SUBSISTEMAS DE DIREITO PÚBLICO: EM BUSCA DO RESGATE DE SUA LEGITIMIDADE A PARTIR DA APROXIMAÇÃO COM PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL -- APROXIMAÇÕES ENTRE O DIREITO INTERNACIONAL DOS INVESTIMENTOS E NORMAS INTERNACIONAIS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
  • Arbitragem de investimentos e princípios do direito ambiental: precaução e poluidor-pagador podem exercer papel na interpretação de padrões de tratamento a investidores?
  • Arbitragem de investimentos e princípios do direito ambiental: precaução e poluidor-pagador podem exercer papel na interpretação de padrões de tratamento a investidores?

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2025.
Acesso em: 13-07-2025. Disponível em: https://arbipedia.com/conteudo-exclusivo/6444-arbitragem-de-investimentos-e-principios-do-direito-ambiental-precaucao-e-poluidor-pagador-podem-exercer-papel-na-interpretacao-de-padroes-de-tratamento-a-investidores.html?category_id=1843

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin