Doutrina

Mediação e arbitragem: alternativas à jurisdição!
Mediação e arbitragem: alternativas à jurisdição!
Descrição

O debate acerca das crises do sistema de justiça de há muito ganhou importância no âmbito acadêmico, para além das discussões que se travam nos foros decisórios do estado, seja no próprio judiciário, seja no legislativo, seja no executivo. De tempos vem ganhando consistência a reflexão relativa aos ditos métodos alternativos de tratamento de conflitos - o que preferimos nomear como outros meios de tratamento de conflitos -, com especial ênfase à mediação e à arbitragem, afetando, inclusive, os processos de formação de operadores jurídicos, cada vez mais instados a desempenhar suas funções para além do modelo tradicional de jurisdição. É neste contexto que se insere esta obra, a qual, agora em sua terceira edição, incorpora novos conteúdos, sem abrir mão de uma reflexão voltada à construção de um saber sofisticado sobre o tema.
Sumário

Direitos humanos, constituição e o acesso à justiça -- Conflito, jurisdição e crise -- Tempo, direito e jurisconstrução -- Mediação e arbitragem.

  • Mediação e arbitragem: alternativas à jurisdição!
  • Mediação e arbitragem: alternativas à jurisdição!

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2024.
Acesso em: 19-04-2024. Disponível em: https://arbipedia.com/conteudo-exclusivo/6151-mediacao-e-arbitragem-alternativas-a-jurisdicao.html?category_id=193

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin