Doutrina

Mediação e guarda compartilhada: conquistas para a família
Mediação e guarda compartilhada: conquistas para a família
Descrição

Nesses últimos tempos, tem-se intensificado a busca de resolução de conflitos por meio de recursos que favoreçam o diálogo e o entendimento entre as partes, dado o desgaste físico, emocional e financeiro que a burocracia e os entraves judiciais causam nas pessoas. Assim, a Mediação vem surgindo como uma das formas mais evoluídas e exitosas de condução, elaboração e transformação de conflitos. A presente obra estipula a prática da Mediação como forma de combater a prática nociva da Síndrome de Alienação Parental e restabelecer a Guarda Compartilhada. No âmbito da Família, a Mediação Familiar amplia suas áreas de pesquisa e atuação, capacitando profissionais para desenvolverem cada vez mais recursos que favoreçam o diálogo e o amadurecimento das pessoas envolvidas, para que deixem de ater-se a questões menores e passem a buscar decisões no sentido do autêntico “interesse dos filhos menores”: o convívio equilibrado com ambos os pais, ainda que separados.

Sumário

pt. 1 Mediação: Diferenças entre mediação, negociação, conciliação e arbitragem. Aplicação da mediação no sistema judiciário. Contribuição do conselho federal e dos conselhos regionais de psicologia ao processo de mediação -- pt. 2. Guarda compartilhada: Diferenças entre guarda alternada e guarda compartilhada. Postura ética do psicólogo perito judiciário. Postura ética do magistrado e dos operadores do direito -- pt. 3. Os entraves à guarda compartilhada: a Síndrome de Alienação Parental (SAP), as falsas memórias e as acusações de abuso -- pt. 4. Missão da SOS-Papai e Mamãe! União nacional.

  • Mediação e guarda compartilhada: conquistas para a família
  • Mediação e guarda compartilhada: conquistas para a família

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2024.
Acesso em: 18-04-2024. Disponível em: https://arbipedia.com/conteudo-exclusivo/6128-mediacao-e-guarda-compartilhada-conquistas-para-a-familia.html?category_id=193

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin