Doutrina

La Pandemia Arbitral: Los Árbitros Tóxicos y la Contaminación de las Deliberaciones
Descrição

A arbitragem é constituída pelo consenso. Como tal, resulta da vontade das partes de se separarem dos Tribunais comuns, moldar o processo às suas expectativas e escolherem o responsável que decidirá a disputa. No entanto, essa liberdade também pode ser exercida de forma irresponsável. O presente artigo visa a acelerar o processo de aprendizagem, discutindo os danos gerados por tais decisões. Nesse sentido, criamos dez perfis de árbitros “tóxicos” e realizamos uma pesquisa com 155 profissionais de arbitragem na América Latina sobre como esses árbitros são vistos. Em seguida, analisaremos uma zona contaminada. Vamos abrir a caixa negra e entrar no cérebro dos dez tipos de árbitros que mais afetam a arbitragem.
Sumário

SUMÁRIO: Parte I – La contaminación de las deliberaciones; Parte II – Encusta de percepción de deliberaciones arbitrales tóxicas en Latinoamérica; Parte III – Consejos para vacunar al tribunal contra prácticas tóxicas.
  • La Pandemia Arbitral: Los Árbitros Tóxicos y la Contaminación de las Deliberaciones
  • La Pandemia Arbitral: Los Árbitros Tóxicos y la Contaminación de las Deliberaciones

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2024.
Acesso em: 29-03-2024. Disponível em: https://arbipedia.com/conteudo-exclusivo/5820-la-pandemia-arbitral-los-arbitros-toxicos-y-la-contaminacion-de-las-deliberaciones.html?category_id=1468

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin