Doutrina

Interações entre Tribunal de Contas, Arbitragem e as Autoridades Administrativas Nela Envolvidas
Interações entre Tribunal de Contas, Arbitragem e as Autoridades Administrativas Nela Envolvidas
Descrição

É natural que, com o uso cada vez mais frequente da arbitragem pela Administração Pública no Brasil, surja a necessidade de interação entre os tribunais de contas e os atores envolvidos no emprego da via arbitral, desde aqueles responsáveis pela inserção da cláusula compromissória nos editais e contratos administrativos, passando por aqueles com a atribuição para fazer a indicação dos árbitros na fase pré-arbitral e alcançando, até mesmo, os órgãos públicos, os advogados e os árbitros com atuação no procedimento. O objetivo do presente ensaio é precisamente o de permitir, sob uma perspectiva teórica e dogmática, uma melhor compreensão das possíveis ingerências que as cortes de contas podem promover na esfera arbitral.
Sumário

Introdução; 1 Os tribunais de contas e suas competências; 2 A arbitragem em etapas; 3 Possíveis ingerências do tribunal de contas na via arbitral; 3.1 Na fase de contratação; 3.1.1 Controle pela legalidade; 3.1.2 Controle pela economicidade; 3.2 Na fase pré-arbitral; 3.3 Na fase arbitral; 3.4 Na fase pós-arbitral; Conclusões.

  • Interações entre Tribunal de Contas, Arbitragem e as Autoridades Administrativas Nela Envolvidas
  • Interações entre Tribunal de Contas, Arbitragem e as Autoridades Administrativas Nela Envolvidas

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2024.
Acesso em: 19-04-2024. Disponível em: https://arbipedia.com/conteudo-exclusivo/10185-interacoes-entre-tribunal-de-contas-arbitragem-e-as-autoridades-administrativas-nela-envolvidas.html?category_id=112

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin